Províncias

Ecologistas preocupados com defesa do ambiente

Manuel de Sousa |Namibe

“Os ganhos da paz no domínio do ambiente em Angola” foi o tema genérico de uma palestra promovida na sexta-feira pela Associação dos Defensores do Ambiente (ADA), na província do Namibe, no Mercado 5 de Abril, destinada a mobilizar a sociedade para a necessidade de preservação do ambiente.

“Os ganhos da paz no domínio do ambiente em Angola” foi o tema genérico de uma palestra promovida na sexta-feira pela Associação dos Defensores do Ambiente (ADA), na província do Namibe, no Mercado 5 de Abril, destinada a mobilizar a sociedade para a necessidade de preservação do ambiente. António Domingos, que ocupa o cargo de secretário para os impactos urbanos e demográficos daquela organização, enalteceu os programas sociais do Executivo no combate à pobreza, destacou os ganhos na distribuição da energia e água, os avanços no saneamento básico, educação, saúde e outros serviços.
O ambientalista destacou ainda o enriquecimento do quadro jurídico-legal, em matérias relacionadas com o ambiente, realçando o facto de o Presidente da República ser o principal impulsionador das políticas de integração do ambiente.
A palestra marcou a abertura das actividades comemorativas do dia 3 de Junho, data da fundação da ADA, instituição que contribui para o combate à desertificação, pela arborização, criação de espaços verdes, melhoria do saneamento básico da cidade e arredores.
A associação tem desenvolvido acções de sensibilização das populações e divulga as apostas do Executivo relativas ao ambiente, durante os últimos dez anos.
O presidente da ADA, Fernando da Paixão, disse que a instituição pretende, com estas palestras que está a realizar em todo o país, sensibilizar as populações, no sentido de dar o seu contributo às acções levadas a cabo pelo Executivo, no domínio do ambiente.
Nos últimos dez anos, Angola cresceu muito no domínio da legislação ambiental e das matérias ligadas ao ambiente, reconheceu Fernando Paixão, que considera o programa AMBIDEZ uma plataforma para a divulgação daquilo que tem sido feito em matéria ambiental. A ADA vai estender as sessões de esclarecimento e conferências às escolas do segundo ciclo, institutos médios e universidades. A par disso, vai plantar árvores no município do Tômbwa, no âmbito do programa AMBIDEZ, para combater a desertificação que se verifica naquela vila piscatória.

Tempo

Multimédia