Províncias

Estudantes do Namibe com metas definidas

Manuel de Sousa | Namibe

Os alunos das escolas do segundo ciclo do ensino secundário na província do Namibe, que participam no concurso Sucesso Escolar e Mérito Estudantil, vulgo “Sábados Académicos”, foram exortados a um maior empenho para que a província supere os resultados alcançados durante o ano passado.

Milhares de alunos de escolas do segundo ciclo e do ensino secundário da província do Namibe demonstram o que têm aprendido
Fotografia: Nicolau Vasco

O apelo foi feito pelo director provincial do Namibe da Educação, Pacheco Francisco, durante a cerimónia de abertura do concurso, onde pediu aos alunos para o encararem com muito optimismo, tendo sempre presente a atenção, luta, dinamismo e paixão, em substituição da sonolência, reserva temerosa e do derrotismo.
Pacheco Francisco sugeriu às autoridades que, nesta oitava edição do projecto Sucesso Escolar e Mérito Estudantil, fique de fora, definitivamente, a questão dos maus resultados que puseram em causa a competência dos alunos, principalmente nas competições nacionais, tendo em conta os resultados da edição de 2015, que não foram bons.
O director da Educação alertou aos alunos para tomarem consciência das suas limitações com humildade e participarem em pé de igualdade com os colegas e sem desprimor, para que cada um tenha confiança em si mesmo, exprimindo as suas ideias, no sentido de o seu valor ser reconhecido.
“É preciso que sejam claros nas exposições, para facilitar a percepção da mensagem que queiram passar ao auditório em todas as competições, salvaguardando o bom nome da instituição e dos professores que amavelmente vos ensinam”, reforçou Francisco Pacheco.
O primeiro secretário provincial da JMPLA e coordenador local do projecto, Victor Tyamba, apelou à participação e ao engajamento de todos os amantes do conhecimento, para que os propósitos dos “Sábados Académicos” sejam atingidos.
O representante provincial da Associação dos Alunos do Ensino Médio, Maurício Bravante, prometeu tudo fazer para que não se defraude a confiança dos responsáveis da província e do sector, em particular, daí a preparação dos alunos, com vista a uma melhor representação na fase nacional. O projecto “Sábados Académicos” é uma iniciativa do Secretariado Nacional da JMPLA, que visa promover o talento, a excelência e a dedicação dos alunos para uma formação integral, contribuindo para a qualidade de ensino e para a convivência dos estudantes de diferentes instituições de ensino.

Tempo

Multimédia