Províncias

Exigido maior empenho aos gestores públicos

João Upale | Moçâmedes

O governador provincial do Namibe exigiu dos novos titulares de cargos públicos maior empenho e responsabilidade no exercício das suas funções, com vista a elevar a região no caminho do desenvolvimento social e económico.

Um ângulo da cidade de Moçâmedes capital da província do Namibe onde o governador provincial conferiu posse a vários responsáveis
Fotografia: Afonso Costa|Namibe|Edições Novembro

Rui Falcão, que falava na cerimónia da tomada de posse dos novos administradores municipais e adjuntos, chefes de departamentos e directores de repartições, disse ter apostado mais uma vez nos jovens, esperando que os mesmos possam  corresponder às expectativas e contribuir para o crescimento do país e da província em particular.
O governador provincial conferiu posse a Lenine João dos Santos, como secretário-geral do Governo Provincial, e Maurício José Alfredo, administrador municipal adjunto para a área  de Gestão Económica de Moçâmedes. Jorge Raimundo Gonçalves foi nomeado ao cargo de administrador municipal adjunto de Camucuio,  António Narciso da Costa responde pela assessoria da área Social do gabinete do Governador provincial.
Tomou igualmente posse Alfredo Pinto Moreira como chefe de departamento de Fiscalização Pesqueira e Aquicultura da Direcção Provincial das Pescas. O responsável garantiu continuar a apostar na melhoria dos serviços, apesar de ter reconhecido a insuficiência.  Alfredo Pinto Moreira disse esperar manter os níveis de controlo, tanto no mar como em terra, através de meios náuticos (no mar) e de brigadas móveis (em terra), que se deslocam ao longo da costa marítima. Alfredo Pinto Moreira lamentou  a insuficiência de meios para o controlo da costa que é muito extensa, com cerca de 480 quilómetros que, no seu entender, não é fácil para o desdobramento, manter as estratégias e o seu efectivo controlo.
Durante a cerimónia foram também  empossados António Francisco Lulendo, como chefe de departamento de Administração, Gestão do Orçamento, Património, Informática e Transportes da Secretaria do Governo. Paulo Isidoro Nuna é o novo chefe de departamento de Pesca e Aquicultura da Direcção Provincial das Pescas, enquanto Joaquim Kavili Fonseca foi nomeado para o cargo de administrador comunal adjunto do Iona da Administração Municipal do Tômbwa. José Celestino Chimbandongo foi indicado para o ­cargo de director da Repartição Municipal de Saúde no Camucuio, enquanto Abel Domingos Victorino é o director da Repartição Municipal da Saúde no Virei.
Abel Domingos Victorino disse ao Jornal de Angola que as suas acções para o sector vão incidir-se na manutenção dos níveis de atendimento à população, no que diz respeito aos cuidados primários de saúde, com maior realce para a área da imunização preventiva logo ao nascer.
Na mesma cerimónia, foi também empossado Domingos Manuel para o cargo de director da Repartição Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas no município do Camucuio. Severino Justo Chivela é o novo director da Repartição Municipal dos Serviços Técnicos e Económicos da mesma circunscrição.
Pedro Paulo de Menezes responde ao cargo de director da Repartição Municipal dos Serviços Sociais da Administração do Camucuio, Manuel Dias Serafim, director da Repartição Municipal dos Assuntos Económicos da Administração do Tômbwa, e Manuel Eduardo Sapateiro como director da Repartição Municipal de Desenvolvimento Urbanístico do mesmo município.
Gilberto Sivela da Silva é o actual chefe da Repartição Administrativa do  secretariado do Governo Provincial do Namibe.

Tempo

Multimédia