Províncias

Formadores actualizam conhecimentos

João Upale | Namibe

Os Serviços Provinciais do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) do Namibe realizam até ao final do mês, naquela cidade, a primeira acção de formação pedagógica inicial de formadores.

A referida acção tem a participação de centenas de jovens oriundos de vários centros de formação profissional públicos e privados da província, além dos que se inscreveram por iniciativa própria. O curso tem vários módulos com conteúdos programáticos: “simulação pedagógica inicial,” “ o formador e o contexto em que se desenvolve a formação,” “teorias, factores e processos de aprendizagem,” e “relação pedagógica e animação de grupos em formação”. São também ministrados os “módulos transversais”, “definição e estruturação de objectivos de formação”, “ métodos e técnicas pedagógicas,” “os recursos didácticos e as novas tecnologias,” “a avaliação na formação/aprendizagem,” “planificação da formação”, “estatística na formação” e “ simulação pedagógica final.”
 O chefe local do INEFOP, António Lufuma Dala, lembrou que a partir deste ano os formadores dos centros de formação profissional públicos e privados têm de ter formação pedagógica.

Tempo

Multimédia