Províncias

Governo local combate doenças

Manuel de Sousa | Namibe

A Direcção Provincial do Urbanismo, Construção e Ambiente da província do Namibe encerrou ontem uma acção formativa no domínio do saneamento básico, liderado pelas comunidades e escolas, com vista a combater as doenças causadas pela defecação ao ar livre.

Com duração de três dias, o encontro dirigido aos membros do conselho de auscultação e concertação social do município do Namibe, ambientalistas e outros 30 formandos, que vão exercer a função de activistas ambientais comunitários, visa mobilizar as comunidades e lideranças no processo de eliminação de práticas de defecação ao ar livre e da adopção de boas práticas de higiene.
O director provincial em exercício do Ambiente, José Ngola, disse ser importante que as populações ganhem consciência da importância da construção e uso de casa de banho ou de latrinas.A formação de activistas em matéria de saneamento ambiental começou no dia 17 de Março, no município do Tômbua, seguindo-se o da Bibala.
O administrador municipal do Namibe, João Guerra, apelou às populações para ganharem a cultura da construção de latrinas, para acabar com o hábito da defecação ao ar livre, que está na origem da proliferação de várias doenças que causam óbitos.

Tempo

Multimédia