Províncias

Inaugurado centro de produção no Namibe

João Upale| Namibe

Um centro de produção da Rádio Nacional de Angola (RNA) foi inaugurado na terça-feira, no município da Bibala, 160 quilómetros a norte da sede da província do Namibe, pela governadora provincial Cândida Celeste.

Um centro de produção da Rádio Nacional de Angola (RNA) foi inaugurado na terça-feira, no município da Bibala, 160 quilómetros a norte da sede da província do Namibe, pela governadora provincial Cândida Celeste.
O raio de acção tem capacidade para cobrir na totalidade o município, o que está a deixar muito satisfeitos os munícipes, que pediram para o sinal da estação estatal ser estendido a todos os municípios, comunas, aldeias e povoações.
A governadora da província do Namibe, Cândida Celeste, assegurou que o centro ora inaugurado criou a oportunidade de se aumentar o nível de formação dos munícipes, pois com a rádio os destinatários têm a possibilidade de aprender a falar melhor a língua portuguesa e as línguas tradicionais, e estarão mais informados e actualizados a vários níveis.
Para isso, a responsável pediu aos adultos para frequentarem cada vez mais as salas de alfabetização e aos jovens e crianças para estudarem muito, para que a mensagem que passa na rádio possa ser percebida.
Aos comerciantes, Cândida Celeste instou a diversificarem mais o negócio, não revenderem apenas bebidas que provocam males ao organismo humano, tendo sempre disponíveis pilhas e rádios portáteis para facilitar a vida à comunidade, inclusive ao pastor de gado, para acompanhar as emissões e estarem actualizados sobre os acontecimentos, dentro e fora do país.

Um meio educativo

O administrador municipal da Bibala, João Ernesto dos Santos, realçou que o centro de produção radiofónico é de capital importância, uma vez que vai contribuir para o desenvolvimento multifacetado do município, pois representa um grande feito do programa do Executivo e da RNA, no domínio da expansão dos meios de comunicação social, entre os quais a rádio se destaca.
João Ernesto dos Santos frisou que este centro vai permitir uma maior acessibilidade dos programas informativos, formativos, recreativos e educativos, integrando-os na conjuntura nacional e internacional, à luz das novas transformações políticas, económicas e sociais que ocorrem no nosso país.
O administrador para as rádios provinciais da RNA, Adalberto Fernandes, agradeceu ao governo da província pelo apoio prestado, particularmente à rádio local.
Referiu ainda que a inauguração deste centro radiofónico significa mais serviços para as populações da Bibala, visto que os programas vão exaltar os valores do patriotismo, o civismo, entre os quais o respeito pelos mais velhos, e toda a luta no combate à violência doméstica e ao analfabetismo.

Tempo

Multimédia