Províncias

Incinerados fármacos com o prazo expirado

João Upale | Moçâmedes

Vários lotes de medicamentos deteriorados foram incinerados ontem, na ci-dade de Moçâmedes, província do Namibe, por ordem da Direcção Provincial da Saúde local.

Autoridades de Mocâmedes incineraram vários lotes de medicamentos deteriorados
Fotografia: Garcia Mayatoko | Edições Novembro |

Os lotes que comportavam  12 frascos de anti-retrovirais, dez caixas com balões de soro glucose, estavam  armazenados em contentores  há cerca de dois anos sob responsabilidade da Repartição de Saúde .
 O director do Gabinete Provincial da Saúde, Franco Mufinda, revelou ao Jornal de Angola que estão em curso investigações para  apurar os culpados da deterioração dos medicamentos.
A incineração foi testemunhada por agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC), responsáveis do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) e  da Direcção Provincial do Comércio.
O chefe da Inspecção e Fiscalização do Gabinete Provincial da Saúde, Inocêncio Sakelo, disse que a inutilização dos medicamentos foi decretada por um grupo intersectorial. “ Eram poucas quantidades as que perderam a validade”, disse, sem justificar as razões que levaram as autoridades a deixarem os medicamentos estragarem-se.

Tempo

Multimédia