Províncias

Jovens do centro e sul participam em festival

Baptista Marta |Namibe

Jovens oriundos das províncias do Huambo, Bié, Cunene, Huíla e Namibe participam no Festival Nacional da Juventude “Festijovem 2011” que decorre até amanhã no Parque de Campismo.

Em análise temas ligados à formação
Fotografia: Jornal de Angola

Jovens oriundos das províncias do Huambo, Bié, Cunene, Huíla e Namibe participam no Festival Nacional da Juventude “Festijovem 2011” que decorre até amanhã no Parque de Campismo.
O festival, que tem como lema “Juventude Angolana entre Problemas e Expectativas dos Acordos da Paz Duramente Alcançadas”, visa dotar os participantes de conhecimentos sobre questões do desenvolvimento social, económico e cultural da província do Namibe.
Questões que têm a ver com a formação académica e profissional, o acesso ao primeiro emprego, participação nas campanhas de solidariedade para com as vítimas das enxurradas, constam do programa do festival.
Os participantes visitaram diversos empreendimentos económicos, além da realização de actividades políticas, produtivas e desportivas.
Durante a cerimónia de abertura do festival, a governadora da província do Namibe, Cândida Celeste, exortou os jovens a participarem activamente nas tarefas de reconstrução nacional, evitarem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras práticas nocivas.
“ A juventude é a força motriz desta bela Angola e tem o direito de continuar a fazer o máximo para que a reconstrução e a reconciliação nacional sejam um facto”, reforçou a governadora.
A governadora Cândida Celeste assegurou que a formação académica e moral deve ser prioritária e o Executivo liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tem proporcionado todas as condições para a formação cada vez melhor da juventude.
Temas como alcoolismo, a moralização, as doenças sexualmente transmissíveis, a sinistralidade rodoviária, a gravidez precoce, entre outros assuntos são analisadas no festival.  

Tempo

Multimédia