Províncias

Milhares de alunos na escola

Vladimir Prata | Camucuio

A partir do próximo ano lectivo milhares de alunos do município do Camucuio, na província do Namibe, vão deixar de se deslocar a outras sedes municipais para dar continuidade aos estudos, com a inauguração, quinta-feira, da escola do primeiro ciclo do ensino secundário  na circunscrição.

Estudantes da região deixam de percorrer longas distâncias para dar sequência aos estudos
Fotografia: Maria Augusta

Com capacidade para acolher 1.400 alunos da sétima, oitava e nona classes em três turnos, a referida escola, inaugurada pelo governador provincial Rui Falcão, foi baptizada de “António Júlio Francisco dos Santos”, nome de um nacionalista que se bateu pela Independência de Angola, assassinado em Dezembro de 1975.
O chefe da repartição municipal da Educação, Tchindanga Mukuku, considerou a infra-estrutura um ganho dos 40 anos da Independência Nacional e disse que com a construção da escola a população estudantil está de parabéns, porque se suprem as dificuldades do passado relacionadas com a falta de salas de aulas. O município controla actualmente 345 alunos do segundo ciclo que estudam em salas de uma escola primária.
Tchindanga Mukuku disse acreditar que com a inauguração da escola o quadro vai mudar para melhor e mais jovens e adolescentes têm oportunidade de continuarem os estudos no próximo ano lectivo, mas sublinhou que a preocupação actual está relacionada com a escassez de professores.
Actualmente o município dispõe de apenas 12 professores do segundo ciclo do ensino secundário, dos quais um efectivo e os restantes em regime voluntário, informou Tchindanga Mukuku. “Aguardamos por mais professores que neste momento estão a concluir as licenciaturas nas escolas superiores pedagógicas das cidades do Namibe e Lubango”. Antes da inauguração da escola, o governador provincial entregou ferramentas a membros de uma cooperativa local e quatro motorizadas de três rodas.

Sector da Saúde />
A quinta sessão ordinária do Governo Provincial destacou as acções no sector da Saúde, com destaque para a fase pré-eliminatória da malária, em função da redução do número de casos da doença.
Em relação ao Programa de Investimento Público e às actividades desenvolvidas durante o terceiro trimestre do ano, a reunião concluiu que neste período o Governo Provincial do Namibe aplicou 29.526.237,64 kwanzas para o PIP e 31.910.834,66 kwanzas para o Programa Água para Todos.
O programa habitacional de construção dos 200 fogos por município consumiu mais de 1.790 milhões de kwanzas. No terceiro trimestre, o Governo Provincial arrecadou receitas de 1.683.723.829 kwanzas, 69 por cento dos quais provenientes dos serviços aduaneiros. Quanto à despesa efectiva, no terceiro trimestre deste ano cifrou-se em 3.099.890.320,51 kwanzas.

Situação operativa


Um total de 212 crimes de natureza diversa foram registados pelo Comando Provincial do Namibe da Polícia Nacional durante o terceiro trimestre deste ano.
A informação foi prestada aos membros do Governo Provincial na quinta sessão ordinária daquele órgão, realizada em Camucuio.
Dos crimes registados, 154 foram esclarecidos e a Polícia Nacional no Namibe vai, com o enquadramento recente de novos agentes, incidir as suas acções na protecção do erário público com recurso a métodos pedagógicos, e reforçar o policiamento de proximidade.

Tempo

Multimédia