Províncias

Mulheres locais em idade fértil são vacinadas

Os serviços municipais de saúde no Namibe atenderam 20.893 mulheres em consultas pré-natais, onde foram vacinadas contra o tétano e receberam mosquiteiros tratados, informou o administrador da circunscrição.

João de Freitas, que falava na abertura do primeiro fórum municipal de prevenção de mortes maternas e neo-natais, acrescentou que das mulheres que foram à consulta, 19.978 tiveram os seus filhos nas instituições de saúde, o que demonstra que a acção de mobilização social funcionou com rigor.
O administrador lembrou que as comunidades e as famílias são os espaços naturais para se estabelecerem os comportamentos saudáveis e o ponto de encontro de conhecimentos e costumes ancestrais, que recomendam uma melhor saúde para as mulheres e crianças. Além disso, defendeu a participação das comunidades, em especial das mães, para que se possa ter sucesso na redução da mortalidade.
Lançou, ainda, um apelo às comissões de moradores, na sua qualidade de parceiros sociais do Governo junto das comunidades, no sentido de exercerem uma forte influência junto das comunidades. “As igrejas, a nível da nossa municipalidade, podem ajudar nessa tarefa, sensibilizando os crentes para a importância de mantermos os nossos bairros limpos.

Tempo

Multimédia