Províncias

Namibe vai contar com mais médicos

O sector da Saúde na província do Namibe vai contar com 44 novos médicos angolanos, como resultado dos técnicos que vão ser apurados no concurso público a ser realizado pelo  Ministério da Saúde, informou ontem, à Angop, o director provincial  do organismo.
Franco Mufinda disse que na vaga de quadros para a província do Namibe, consta ainda o ingresso de 25 enfermeiros, dos quais quatro licenciados e 21 técnicos médios.

Fotografia: Edmundo Eucilio| Edições Novembro

Do mesmo lote, constam  16 técnicos de saúde, dos quais quatro licenciados e 12 técnicos médios. “Do número de quadros, o município do Camucuio conta  com cinco médicos”, acrescentou.
Franco Mufinda disse que em Camacuio o sector conta com uma rede sanitária de 12 unidades públicas, sendo um hospital municipal e 11 postos de saúde.
 Franco Mufinda informou que no primeiro trimestre do ano em curso foram atendidos 4.471 doentes e as doenças diarréicas agudas predominam com um pico de 1.056 casos, e a malária com 540 casos  que resultaram em sete óbitos: “ Nesta altura podemos considerar a malária como preocupante devido ao número de óbitos.”
O município de Camucuio dista 234 quilómetros da ci-dade de Moçâmedes, tem  50 mil habitantes, maioritariamente criadores de gado e pequenos camponeses.

Tempo

Multimédia