Províncias

Novas escolas em construção

O sector da Educação na província do Namibe vai contar, no próximo ano académico, com 12 novas escolas, para acolher mais de cinco mil crianças nos diversos níveis de ensino, informou o director Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.


Pacheco Francisco garantiu o aumento de matrículas no próximo ano lectivo.
 Para um melhor enquadramento no sistema de ensino, sublinhou a necessidade de se assegurar a funcionalidade dos gabinetes psico-pedagógicos nas escolas, para garantir um acompanhamento nas vertentes sociais, psicológicas e pedagógicas, incentivar a criação de salas inclusivas nas escolas, para o atendimento das crianças com necessidades educativas especiais.

Ano lectivo

Durante o próximo ano lectivo vai ser desenvolvido o projecto “ escolas limpas e sem cábulas “, além da promoção de feira de ciência e inovação do Namibe, abrangendo escolas do ensino primário, primeiro e segundo ciclos e o ensino superior. Na província do Namibe foram matriculados, no ano lectivo 2014, 132.051 alunos, cujo aproveitamento é considerado satisfatório. O sector conta com seis mil professores dos diversos níveis de ensino.

Doação de sangue

Um grupo de 40 membros da Igreja Fraternidade Evangélica de Pentecostes na África em Angola (IFEPAA) “Bom Deus”, no Namibe, doou sangue ao centro materno-infantil.
O inspector-geral da igreja pentecostal “Bom Deus”, na província do Namibe, António Japão, disse à Angop que o gesto visou ajudar os pacientes internados nos hospitais e que carecem de sangue.
A igreja Bom Deus mobilizou a juventude para participar em obras de caridade.
A chefe do laboratório e hemoterapia do Centro Materno infantil do Namibe,  Antónia Cristóvão, disse que o Centro Materno Infantil é a unidade hospitalar que mais sangue consome, devido às parturientes que perdem mito sangue durante o parto e às crianças com mal nutrição e anemia.“Estamos satisfeitos Com a iniciatia dos fiéis por esta acção de caridade”, disse.

Tempo

Multimédia