Províncias

Novos serviços sociais no Bairro Valódia

João Upale | Namibe

As crianças do bairro Valódia, arredores da cidade do Namibe, têm agora mais oportunidades para estudar em condições, com a inauguração de uma escola primária de 12 salas, pelo governador Rui Falcão.

Panorâmica da cidade do Namibe que conta com novas infra-estruturas de impacto social
Fotografia: Francisco Bernardo

Denominada escola “Domingos Kapewa”, a instituição foi edificada no âmbito do Programa de Investimentos Públicos e tem capacidade para 1.296 alunos, distribuídos em três turnos.
A escola tem um vasto pátio de recreio, áreas administrativas, gabinetes salas de professores, primeiros socorros, biblioteca e quartos de banho.
O director da escola, Eurídice Pinheiro, reconheceu os esforços do Executivo para garantir às crianças e jovens uma formação condigna e ensino de qualidade. Eurídice Pinheiro revelou que no presente ano lectivo foram matriculados 904 alunos, além de 152 jovens e adultos na alfabetização, cujas aulas são asseguradas por 26 professores, dos quais 11 efectivos e 15 voluntários.
O governador Rui Falcão prometeu trabalhar para inserir todas as crianças da província no sistema de ensino:
“É um trabalho difícil, mas tem de ser feito, porque quanto mais condições criarmos mais gente vem para o Namibe”.
Rui Falcão disse que o governo vai colocar em breve à disposição das comunidades mais 104 novas salas de aulas, tendo rsublinhado a necessidade de cuidar das que já existem. Um posto médico, denominado “camburucu”, construído na zona do “Platô” pela Igreja Universal do Reino de Deus,foi entregue ao Governo Provincial. O estabelecimento tem sala de observação, laboratório de análises clínicas, áreas técnicas e administrativas.
O bispo da IURD no Namibe, João Bartolomeu, destacou o momento por poder contribuir para o bem-estar da população do Bairro Valódia, que há muito esperava pela entrada em funcionamento deste posto médico.

Tempo

Multimédia