Províncias

População está satisfeita com novas infra-estruturas

Vladimir Prata | Namibe

O município do Camucuio, na província do Namibe, ganhou, recentemente, novos empreendimentos sociais, inaugurados e entregues pelo vice-governador provincial para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, António Correia.

Vice-governador para as Infra-estruturas
Fotografia: Vladimir Prata

O município do Camucuio, na província do Namibe, ganhou, recentemente, novos empreendimentos sociais, inaugurados e entregues pelo vice-governador provincial para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, António Correia.
Na localidade do Kaluvundo, à entrada do município, o governante cortou a fita de uma escola do primeiro nível com quatro salas de aulas e fez igualmente a entrega de uma casa do tipo T2 para os professores, enquanto que na localidade do Tchikambi inaugurou um posto de saúde e a residência do enfermeiro, totalmente apetrechados.
A unidade sanitária foi ampliada e reabilitada no âmbito do programa municipal de combate a pobreza e conta agora com uma sala de parto, sala de observação com duas camas, consultório e sala de tratamento, bem como uma área destinada ao Programa Alargado de Vacinação (PAV).
O vice-governador tranquilizou a população do Tchikambi que clama por uma escola de construção definitiva, referindo que muito em breve as crianças da localidade deixarão de estudar debaixo das árvores para frequentar uma instituição de ensino condigna.
António Correia lembrou que o mesmo pedido foi feito pela população de Kaluvundo há menos de um ano, aquando da inauguração do posto de saúde local e da residência do enfermeiro, e que o governo deu pronta resposta, construindo na localidade uma escola de construção definitiva e devidamente apetrechada.
O governante procedeu a inauguração de empreendimentos sememlhantes dias depois nas povoações das Cassimbas e Muhandi. António Correia ofereceu materiais como enxadas e catanas aos camponeses locais e recordou que o objectivo do Executivo continua a ser o combate a fome e a pobreza.
O vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas aproveitou o momento para constatar o grau de cumprimento de outros empreendimentos em construção no Kamukuio, tal como a mediateca junto a escola primária número 10, biblioteca, a construção dos duzentos fogos para o município e de 16 casas evolutivas, balcão BUE, bem como o centro de produção da comunicação social com salas para a TPA, RNA, Angop e Edições Novembro.
Localizada a mais de 300 quilómetros da sede da província do Namibe, o município do Kamukuio é limitada a norte por Kilengues, a sul pelo Namibe, a este pela Lucira e a oeste pela Bibala. A população, estimada em 180 mil habitantes, dedica-se maioritariamente à criação de gado e também à agricultura, sectores que este ano foram fortemente afectados pela seca. Executivo provincial tem traçado um plano que visa melhorar as condições de vida da população local.

Tempo

Multimédia