Províncias

Povoação do Piambo tem uma nova escola

A população do Piambo, comuna do Forte Santa Rita, província do Namibe, vai contar este ano com uma escola de quatro salas, para 120 crianças do ensino primário, da iniciação à quarta classe.

O director provincial da Educação, Pacheco Francisco, disse que estão criadas as condições para que as crianças do Piambo possam aprender a ler e escrever em melhores condições.
“Nesta altura estamos apenas preocupados com os docentes para leccionar nesta área, pois temos professores que se candidataram no último concurso público e aguardamos pela resposta do Tribunal de Contas, no que respeita a homologação dos processos. Logo que o processo seja aprovado, vamos ter professores suficientes para colocar nas escolas que foram construídas”, disse o director.
O Governo Provincial construiu um posto médico e uma residência geminada para alojar os quadros da Saúde e da Educação. Piambo dista 30 quilómetros da sede da província e tem uma população de de 200 habitantes, na sua maioria agricultores e pescadores.
A crescente aposta na produção de hortícolas, no Piambo, comuna do Forte Santa Rita, deixou satisfeito o governador Rui Falcão, que reafirmou o apoio em motobombas, sementes e fertilizantes. 
Rui Falcão, que efectuou uma vista de trabalho à localidade, disse ter encontrado, em Piambo, mais produção do que há seis meses.
O governador assegurou a entrega, ainda no decurso do primeiro trimestre do ano em curso, de um tractor para apoiar a população camponesa no cultivo da terra. Pediu aos camponeses mais empenho na produção “para melhorar as condições de vida de cada família camponesa”.
Está prevista para a próxima semana a plantação de seis hectares de alho, numa altura em que são colhidas diariamente 40 caixas de tomate e 20 sacos de cebola.

Tempo

Multimédia