Províncias

Programa "Água para Todos"chega a todos os municípios

Baptista Marta | Namibe

O governador do Namibe, Boavida Neto, frisou, segunda-feira, que o projecto "Água para Todos" está a ganhar corpo”, uma vez que já chega a todos os municípios da província.

O governador do Namibe, Boavida Neto, frisou, segunda-feira, que o projecto "Água para Todos" está a ganhar corpo”, uma vez que já chega a todos os municípios da província.
Numa conferência de imprensa, Boavida Neto afirmou que, à semelhança do que acontece noutras localidades do país, o projecto é uma realidade nos municípios da província que governa há sete anos.   
A primeira fase deste programa, disse, foi realizada no município de Camucuio, a 310 quilómetros a norte da sede capital da província.
No município da Bibala, 70 por cento da população já beneficia do programa, revelou o governador.
Boavida Neto anunciou que a segunda fase vai tratar da extensão da rede domiciliária e da construção de chafarizes.
“Na Bibala, realizamos um trabalho conjugado no sentido de aproveitarmos a água da Serra da Leba. Assim, foi feito um novo furo e, neste momento, com a instalação de novos chafarizes, fornecemos água ao domicílio a cerca de 70 por cento da população”.
Quanto ao município do Virei, a prioridade foi para a localidade do Cinde, onde tem sido feito o transporte da água desde o Chacuto ate à sede municipal, numa extensão de sete quilómetros, em tubos galvanizados, adiantou Boavida Neto.
“Além de cinco a seis chafarizes implantados e a água abastecida ao município, há que ressaltar o facto de a província do Namibe ter uma estrutura geográfica diferente da das outras regiões do país, o que implica meios técnicos capazes, fundamentalmente para fragmentar as rochas existentes que conformam o seu subsolo”.

Tempo

Multimédia