Províncias

Sector da Saúde reforça aposta na formação

A formação, a actualização e a rotatividade dos  quadros são prioridades do sector da Saúde na província do Namibe para o semestre em curso, disse ontem o director provincial.

Franco Mufinda, que falava à imprensa sobre as linhas de força das novas funções,  frisou que a área da saúde pública é reforçada com o apoio dos técnicos do sector nos cinco municípios, com a realização de campanhas de sensibilização junto das populações, para a eliminação de várias doenças como a malária e febre-amarela. 
A componente de formação é abrangente quando entrar em funcionamento a nova escola técnica de Saúde, para a formação de técnicos médios e especializados  na província do Namíbe, disse Franco Mufinda, que adiantou que os técnicos de saúde levarão a cabo campanhas de distribuição de mosquiteiros, tratamento da água e eliminação de charcos, bem como a fumigação a nível dos bairros periféricos.
“A saúde pública tem que ser reforçada, os municípios hoje têm orçamento para dar resposta aos cuidados primários de saúde, portanto é de esperar colaboração dos colegas para que possamos levar adiante este barco”, sublinhou Franco Mufinda.
O sector no Namibe tem em toda a sua extensão hospitais, centros e postos de saúde, que têm vindo a dar resposta às necessidades das populações que procuram estes serviços, bem como as consultas ambulatórias, explicou Franco Mufinda. Namibe conta com 97 unidades públicas e 52 privadas de saúde.

Tempo

Multimédia