Províncias

Único docente já colocado dá duas aulas simultâneas

A comuna da Quilemba Velha, a norte do município da Bibala, tem apenas um professor que lecciona duas aulas diferentes ao mesmo tempo, denunciou ontem o administrador comunal.

José Kahine disse estar preocupado com a situação, principalmente nos estabelecimento de ensino das localidades da Serra e da Chela Vitali, por estar a comprometer a qualidade desejada para o processo de ensino e aprendizagem da região.
As maiores preocupações prendem-se com o ensino primário, onde existe o maior número de alunos matriculados.
Para colmatar a situação, o administrador comunal da Quilemba  diz serem necessários 18 professores do ensino primário, para se evitar o elevado número de alunos numa turma.José Kahine revelou que a merenda escolar implementada em três estabelecimentos de ensino na comuna está a combater o absentismo escolar e a provocar o aumento de alunos.

Mais água para todos

Em breve, cinco furos de água de grandes dimensões vão ser abertos, na comuna da Quilemba Velha, com vista a mitigar os efeitos da estiagem, que tem afectado aquela parcela da província do Namibe.
O administrador comunal referiu que o projecto, inserido no Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural, vai permitir o combate de muitas doenças de foro hídrico entre as populações rurais. A comuna da Quilemba Velha, que fica a 25 quilómetros da sede do município da Bibala, no Namibe,tem uma população estimada em 6.800 habitantes, que se dedica maioritariamente à criação de gado.

Tempo

Multimédia