Províncias

Urbanismo e Educação no centro das atenções

João Upale | Namibe

Os sectores do Urbanismo, com 38,5 por cento, e da Educação (22,75) são aqueles que vão beneficiar de maiores quotas do Programa de Investimentos Públicos (PIP) do Namibe, orçado em 5.195 milhões de kwanzas, refere o comunicado de imprensa divulgado após a realização da primeira sessão ordinária do Governo Provincial, presidida pelo governador Rui Falcão.

Para este ano, o orçamento do Governo do Namibe inscreve receitas e despesas avaliadas em 32.844 milhões de kwanzas, distribuídas pelos 58 órgãos dependentes e unidades orçamentais.
O Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza prevê uma verba de 623 milhões de kwanzas destinados à construção de infra-estruturas sociais.
Durante a reunião, foram aprovados os programas das edições deste ano das Festas do Mar e do Carnaval, que vai contar com a participação de 12 grupos infantis e 14 de adultos, que no dia 4 de Março desfilam na Marginal.
 Os participantes no encontro recomendaram, ainda, aos grupos carnavalescos, que estendam o seu desfile às diferentes artérias e bairros da cidade e vilas da província, “para permitir, desta forma, o envolvimento de um maior número de munícipes nesta festa popular”.
Em relação às Festas do Mar, o programa prevê a realização de diversas actividades recreativas, culturais e desportivas, além de exposições de produtos agro-pecuários, pesqueiros, culturais e outros, com realce para a promoção das potencialidades locais, ao longo de todo o mês de Março.
À direcção provincial da Juventude e Desportos, recomendaram que promova, no âmbito das jornadas alusivas ao Dia da Juventude Angolana, o segundo encontro provincial da juventude, durante o mês de Abril, na sequência do Programa de Auscultação da Juventude, iniciado em 2013.
Durante a sessão, foi discutida a situação relativa às dificuldades que se verificam na progressão de carreiras da função pública, sobre a qual os membros do Governo a­conselharam a realização de um seminário sobre a matéria, a ter lugar no segundo trimestre deste ano, dirigido aos responsáveis das diferentes instituições do Estado na província do Namibe.
Foi ainda aprovado o calendário das sessões colegiais do Governo, assim como das comissões provinciais de Urbanismo e Habitação e de Protecção Civil para o presente ano. Ao fazerem o balanço da visita do Presidente da República, realizada no passado dia 13, o Governo Provincial reiterou os seus agradecimentos a todas as entidades singulares e colectivas, assim como à população em geral, pelo apoio prestado, o que “permitiu a realização da Terceira Sessão Ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministro na nossa província”, conclui o comunicado de imprensa.

Tempo

Multimédia