Províncias

Virei precisa de mais técnicos de enfermagem

O município de Virei, no Namibe, necessita de 25 novos técnicos de enfermagem para a cobertura total da rede sanitária a nível da região.

O município de Virei, no Namibe, necessita de 25 novos técnicos de enfermagem para a cobertura total da rede sanitária a nível da região.
O chefe municipal da Saúde, Mário Vicente, disse à Angop que os novos técnicos vão trabalhar em postos médicos espalhados na periferia e nas comunas de Cainde e Vitchaviva.
Mário Vicente frisou que, diariamente, são atendidos no hospital municipal mais de 50 pacientes com diversas patologias, enquanto os postos médicos recebem uma média diária de 70 doentes.
Cada posto médico, segundo explicou, funciona com apenas um técnico de saúde. “Necessitamos de mais técnicos de enfermagem para atendermos as populações que procuram os nossos serviços”, sublinhou.
De Janeiro a Junho deste ano, disse, a situação sanitária no município de Virei foi considerada relativamente calma em relação ao trimestre passado, durante o qual foram realizadas 10.188 consultas.
“Antes, a malária constituía a primeira causa de morte em mulheres grávidas, mas agora a tendência é para que diminua cada vez mais”, sublinhou, exemplificando que, no primeiro trimestre deste ano, apenas morreram três pessoas, número que anteriormente era três vezes superior.

Tempo

Multimédia