Províncias

Nova escola em construção na comunidade de Canguimbi

O sector da Educação na comunidade de Canguimbi, no Cuanza-Norte, vai ser  reforçado ainda este ano, com a construção de uma  escola primária de três salas de aula, cujas obras começaram na quarta-feira.

Mais alunos com acesso ao sistema de ensino
Fotografia: José Soares | Edições Novembro

O estabelecimento de ensino a ser erguido num prazo de 90 dias vai, entre outros compartimentos, além das salas de aula, contar com uma área administrativa, gabinete do director e secretariado. O governador provincial, José Maria Ferraz dos Santos, fez o lançamento da primeira pedra para a construção da escola primária.
O director provincial do Cuanza-Norte da Educação, David Bindanda, disse que a construção desta unidade escolar demonstra a preocupação do Governo da província na resolução dos problemas da educação, afirmando que, a par do investimento no capital humano, a rede escolar é fundamental para materializar a qualidade de ensino.
David Bindanda sublinhou que o  estabelecimento constitui uma mais-valia para o sector da Educação, porque vai proporcionar aos professores condições de trabalho condignas e, aos alunos, um espaço confortável de aprendizagem, que reforce e amplie o seu desejo de estudar para que possam contribuir para o desenvolvimento do país.
O administrador da comuna do Máua, Manuel Francisco Cambiji, disse que as novas instalações respondem às constantes solicitações da população local que clamava por uma nova escola, visto que a antiga não dispunha de condições mínimas para o processo de ensino e aprendizagem.
O responsável manifestou-se esperançado por bons resultados educativos nos próximos anos académico, visto que o novo estabelecimento vai elevar o compromisso dos alunos e professores com o processo de ensino e aprendizagem, factor que vai permitir combater as desistências e as irregularidades.

Tempo

Multimédia