Províncias

Novos autocarros em funcionamento

Victor Mayala e Fernando Neto | Mbanza Kongo

Trinta autocarros destinados ao transporte público entraram na terça-feira em circulação, em Mbanza Kongo, para o reforço da frota que faz ligações interurbanas, intermunicipais e inter-provinciais. 

Autocarros vão cobrir o défice de transportes na província
Fotografia: Garcia Gayatoko | Mbanza Kongo | Edições Novembro

Os autocarros, cujas capacidades de lotação variam entre 17 e 33 lugares sentados, foram entregues a seis empresas privadas pelo ministro dos Transportes, Augusto Tomás.
Os autocarros foram adquiridos pelo Estado e entregues a empresas a título de crédito, passando depois a ressarcir os valores ao banco.
Augusto Tomás disse que a entrada em circulação dos autocarros vem cobrir o défice existente no domínio dos transportes públicos na região. O governante chamou a atenção das empresas gestoras para a necessidade de respeitarem os períodos de manutenção, acautelando deste modo a sua durabilidade.Os autocarros, com uma bagageira com capacidade de 300 quilogramas, estão equipados com semi-eixos reforçados, motores e filtros específicos, que permitem a sua circulação em zonas cujas estradas ainda estão em péssimo estado de conservação.
Os meios, indicou, devem estar ao serviço de toda a população do Zaire e estão preparados para levar pequenas cargas a partir das zonas rurais até às cidades.
Com o elevado fluxo de escoamento dos produtos agrícolas para os grandes centros de consumo, a entrada em serviço da frota melhora as condições de vida da população beneficiada.

Tempo

Multimédia