Províncias

Novos casos de VIH-Sida registados na província

Os serviços de Saúde no município do Andulo, província do Bié, diagnosticaram 100 novos casos de sida num universo de 4.825 pessoas consultadas no centro de aconselhamento e testagem voluntária (CATV) durante 2013.

Um pormenor do município do Andulo onde o número de pessoas infectadas está a crescer
Fotografia: Francisco Bernardo

O responsável do centro de aconselhamento e testagem, Boano Rodrigues Jamba, disse que o número de pessoas infectadas cresceu significativamente em relação ao ano de 2012, o que está a preocupara s autoridades sanitárias do município, apesar de não haver registo de nenhum caso de morte.
Boano Rodrigues Jamba explicou que 50 por cento dos casos positivos foram diagnosticados em mulheres, nomeadamente em grávidas.
Boano Jamba salientou que as mulheres grávidas beneficiam do programa de corte de transmissão vertical, tendo  defendido o aumento das campanhas de sensibilização das comunidades rurais  para aderirem aos testes voluntários de VIH-sida, para conter o índice de propagação da doença.
Na província do Bié foram notificados 1.136 novos casos positivos nas diversas unidades sanitárias e centros de aconselhamento e testagem voluntária, em 2013, disse o supervisor do programa de luta  contra o VIH-sida e outras doenças sexualmente transmissíveis, Adelino Camato, informando que durante aquele ano foram testadas 63.842 pessoas, sobretudo mulheres, que foram voluntariamente às unidades sanitárias e aos CATV.
Adelino Camato assegurou estarem disponíveis no  Bié  87 unidades hospitalares e centros de testagem voluntária de VIH/sida e reafirmou que para a redução da morbi-mortalidade  por esta doença o programa de luta contra a sida está a realizar palestras de sensibilização sobre as formas de transmissão e prevenção da doença, uso correcto do preservativo e combate ao estigma da discriminação.
O programa de luta contra o HIV/sida tem vindo a distribuir milhares de preservativos, panfletos, folhetos e livros.

Tempo

Multimédia