Províncias

Novos empreendimentos entram em funcionamento

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Várias infra-estruturas sociais, como escolas, postos de saúde, residências para professores e técnicos de saúde, pequenos sistemas de água e esquadras policiais, vão ser inaugurados sexta-feira, nos municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja e Cahama, na província do Cunene, no âmbito das festividades do 4 de Abril, data da celebração dos acordos da paz.

Uma das casa para docentes e enfermeiros
Fotografia: João Gomes

No total, três novas escolas primárias, centro de saúde e um centro materno-infantil, além de um pequeno sistema de água, entram em funcionamento no município de Ombadja. Namacunde vai dispor de um centro de saúde e residências para enfermeiro e professores. O município de Cuanhama foi contemplado com residências para os antigos combatentes.
O governador da província, António Didalelwa, disse que os empreendimentos construídos representam os ganhos da paz que o país alcançou, recordando que os angolanos sonham hoje com um futuro seguro e melhor.
“A paz em Angola reforçou a unidade nacional, acelerou a reconciliação nacional e consolidou a democracia no país, permitindo que o Executivo elaborasse um plano de desenvolvimento de todo o território nacional”, sublinhou.
António Didalelwa realçou que, graças à paz, conheceram-se enormes avanços, com indicares favoráveis à concretização dos objectivos do desenvolvimento do Millenium, definidos pelas Nações Unidas.
Os investimentos públicos em vários sectores da província estão a devolver dignidade aos habitantes, realçou o governador, ao mesmo tempo que admitiu que os sectores que mais cresceram são os da educação e da saúde, uma vez que foram construídas escolas, postos e centros médicos em todos os município da província.

Tempo

Multimédia