Províncias

Obras básicas mudam a vida nos municípios

Lino Vieira | Luena

A implementação dos programas estruturantes e de melhoria dos serviços essenciais básicos no município-sede da província do Moxico   permitem a construção de várias infra-estruturas sociais, disse na quarta-feira, ao Jornal de Angola, o administrador municipal do Moxico.

Sector da Educação foi o que mais cresceu nos últimos anos com a construção de novas escolas primárias e secundárias
Fotografia: José Soares

Bento Luembe Paulino afirmou que no sector da Educação o município ganhou, desde o alcance da paz, 34 novas escolas, em três subsistemas de ensino, enquanto na área da Saúde foram construídos dez centros de Saúde, 32 postos médicos e um hospital municipal, com capacidade para 140 camas.
O administrador municipal referiu que a construção de  escolas e unidades sanitárias reduziu o número de crianças fora do sistema de ensino e aumentou consideravelmente o nível de assistência médica e medicamentosa.
O município que alberga a sede do Governo da província, na opinião do administrador, tem a grande vantagem de ser um lugar de referência em termos de desenvolvimento.
Ao falar dos ganhos do município nos últimos anos, Bento Luembe Paulino esclareceu que a implementação do programa municipal integrado, de combate à fome e à pobreza e de Investimentos Públicos  viabilizou a construção de várias infra-estruturas, principalmente nos sectores da Educação e Saúde. Para o administrador municipal, a execução de várias acções permitiu   melhorias no fornecimento de energia eléctrica e água potável na sede do município, a reabilitação e requalificação das vias de acesso, o saneamento básico e a formação técnico-profissional dos jovens.
Apesar de o município registar  progressos na construção de infra-estruturas, disse o administrador municipal, a região carece  de pessoal técnico para preenchimento de vagas na função pública, com maior destaque para o sector da Educação e da Saúde. Para incentivar as actividades agrícolas, Bento Paulino Luembe garantiu que a administração municipal    apoia as iniciativas das associações de camponeses, para aumentarem a produtividade e melhorar a dieta alimentar da população, estimada em mais de 350 mil habitantes.

Centro Comunitário

O município do Luacano, na província do Moxico, conta, desde quarta-feira, com um Centro Infantil Comunitário, com capacidade para 120 crianças, inaugurado pelo governador João Ernesto dos Santos “Liberdade”, no quadro das comemorações do Dia da Paz.
O empreendimento, construído no âmbito do programa dos 11 Compromissos em prol da Criança, tem quatro salas de recreação, cozinha, balneários erefeitório.A administradora municipal de Luacano, Ana Filomena Chipoia,   afirmou que o centro vai ajudar na educação de crianças dos zero aos quatro anos, de forma a prepará-las para o seu ingresso no ensino primário.

Tempo

Multimédia