Províncias

Obras do Hospital do Chicumbi ficam concluídas no mês de Julho

José Chaves | Andulo


O hospital da Missão do Chicumbi, Andulo, com capacidade para 50 camas, é entregue, em Julho, já reabilitado, às autoridades locais, disse, ontem, ao Jornal de Angola, a responsável pelo estabelecimento.

O hospital agora reabilitado tinha sido parcialmente destruído durante o conflito armado
Fotografia: José Chaves| Andulo

O hospital da Missão do Chicumbi, Andulo, com capacidade para 50 camas, é entregue, em Julho, já reabilitado, às autoridades locais, disse, ontem, ao Jornal de Angola, a responsável pelo estabelecimento.
A madre Ana Maria, a única médica naquela unidade hospitalar da Igreja Católica, afirmou que as obras estão concluídas, faltando apenas alguns arranjos e o equipamento das várias áreas de especialidade e da zona administrativa.
A médica congratulou-se com a iniciativa do Executivo em apostar na reabilitação e apetrechamento do hospital da Missão do Chicumbi.
O edifício do hospital encontrava-se parcialmente destruído devido ao conflito armado. As obras para a recuperação, iniciadas em 2008, realizaram-se no âmbito do programa de reconstrução nacional.
Para abastecimento de água potável ao hospital foi perfurado um poço de 52 metros e estão a ser montados um sistema com capacidade para bombear dois mil litros por hora, e dois chafarizes públicos. Estas obras, cujos custos globais ascendem a cinco milhões de kwanzas, inserem-se no programa “Água para todos”.
Além da ligação completa das áreas internas do hospital, foram montadas, no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, 14 postes de iluminação pública na Missão.
 O hospital de Chicumbi vai prestar assistência nas especialidades de medicina, pediatria, Raio X, cirurgia, estomatologia, oftalmologia e hemoterapia, além, entre outros serviços, o de banco de urgência. A unidade, que funciona em instalações provisórias, prestando assistência em casos de menor gravidade, atende mais de 50 doentes por dia.

Tempo

Multimédia