Províncias

Obras na unidade sanitária estão numa fase avançada

Flávia Massua | Saurimo

As obras de construção do primeiro hospital psiquiátrico da região leste do país, que está a ser erguido nas proximidades de Saurimo, terminam em breve, garantiu ontem o director provincial da Saúde da Lunda Sul.

Primeiro hospital psiquiátrico da região leste do país está a ser erguido em Saurimo
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

Costa Maria Samuquinda avançou que tem se registado um aumento considerável de cidadãos com sinais de doenças mentais nas ruas da cidade de Saurimo, razão pela qual o governo apostou na construção da primeira unidade sanitária no género na região leste do país.
O director avançou que o hospital vai ser apetrechado com todas as condições para atendimento aos pacientes com problemas psiquiátricos, como salas de internamento e outros serviços necessários para os doentes esquizofrénicos, cujo cadastramento já está em curso.
Para esta empreitada, o director avançou que os familiares e técnicos de saúde trabalham em conjunto na recolha de dados específicos e na identificação dos referidos pacientes nas ruas e residências, no sentido de se ter consciência e base concreta sobre o programa que a instituição vai desenvolver.
No quadro das estratégias para um funcionamento adequado, a direcção provincial da Saúde enviou um médico e três enfermeiros para a capital do país, Luanda, no sentido de actualizarem conhecimentos de fórum psicológico, durante um ano, numa primeira fase.
Neste momento, disse o responsável da saúde, leva-se também a cabo a formação de outros profissionais neste domínio, para que, quando o hospital entrar em funcionamento, esteja em condições para atender os pacientes e usar os meios disponíveis.

Tempo

Multimédia