Províncias

Obras nas vias da região facilitam trocas comerciais

José Chaves | Nharêa

Os 58 quilómetros de estradas reabilitados nos últimos três anos no município da Nharêa, na província do Bié, estão a influenciar positivamente a vida dos munícipes, na sua maioria camponeses, que viram as trocas comerciais entre o campo e a cidade facilitadas, disse ontem a administradora local.

População aplaude as acções em curso que estão a melhorar a circulação rodoviária
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

Maria Lúcia Chicapa explicou que as obras na estrada que liga os municípios do Andulo e da Nharêa foram concluídas em 2013, com a colocação do asfalto e a reabilitação das valas de drenagem para a passagem de águas pluviais, bem como a construção de três pontes sobre os rios Cune, Cunhinga e Nduluma.
As novas pontes possuem duas faixas de rodagem, cada uma com 87 metros de cumprimento e 22 de largura. Maria Lúcia Chicapa recordou que antes da reabilitação  da via entre Andulo e Nharêa, numa distância de 46 quilómetros, a viagem entre as duas localidades durava oito horas, mas agora são gastos apenas 20 minutos.  A sede municipal ganhou uma nova imagem com a asfaltagem de doze quilómetros das ruas da vila e das vias de acesso aos bairros periféricos. Os arruamentos dos bairros foram também requalificados e os habitantes da região têm agora melhores condições de circulação, sobretudo no tempo das chuvas.
Maria Chicapa esclareceu que estes trabalhos são o resultado do programa aprovado pelo Chefe do Executivo, José Eduardo dos Santos.
A administradora disse que a construção e manutenção das estradas locais são fundamentais para a vida quotidiana dos habitantes da região, sobretudo nas áreas rurais, para facilitar o escoamentos dos produtos do campo.
O soba da aldeia de Etalala, Domingos Chiucola, mostrou-se satisfeito com as obras feitas na sede municipal e apelou aos munícipes a cuidarem destas benfeitorias postas à disposição de todos.

Tempo

Multimédia