Províncias

"Operação" Páscoa nas estradas sem acidentes

Elautério Silipuleni| Ondjiva

A vida na cidade de Ondjiva, província do Cunene, voltou à normalidade depois de um repouso prolongado, marcado pela celebração da Páscoa e das comemorações do Dia da Paz.

A vida na cidade de Ondjiva, província do Cunene, voltou à normalidade depois de um repouso prolongado, marcado pela celebração da Páscoa e das comemorações do Dia da Paz.
Às primeiras horas de terça-feira, as lojas, as cantinas, os mercados informais e os supermercados abriram as portas ao público.   
Durante os feriados, as estradas que ligam a cidade de Ondjiva à fronteira de Santa Clara e ainda à cidade do Lubango estiveram muito movimentadas. Os habitantes da cidade de Ondjiva foram passar férias para as cidades do Lubango, do Namibe e para a Namíbia. Outros foram ver a família nas aldeias.
Para evitar acidentes, 67 efectivos da Unidade Operativa de Trânsito no Cunene asseguraram a fiscalização do trânsito nas estradas da província, durante uma operação denominada “Páscoa Segura”. Segundo o comandante da Unidade Operativa de Trânsito, o intendente Salvador Adolfo dos Santos, os efectivos ainda estão presentes nos municípios do Kwanhama, Namacunde, Ombadja e Cahama e nas ruas de Ondjiva. As acções de prevenção visaram fiscalizar o trânsito automóvel e diminuir os acidentes de viação, principalmente pelo excesso de velocidade, condução em estado de embriaguez e pela não observância do Código de Estrada.
Salvador Adolfo dos Santos disse ainda que durante a operação, os efectivos sensibilizaram os automobilistas para o uso permanente do cinto de segurança, não usar o telemóvel durante a condução, consumo reduzido de álcool, uso de capacete de protecção nos veiculas de duas rodas e travessia das vias em locais seguros.
“Os agentes reguladores de trânsito, destacados nas vias rodoviárias, tiveram um trabalho aliviado, atendendo ao bom comportamento dos automobilistas”, disse Salvador Adolfo dos Santos.
Durante o fim-de-semana prolongado, refira-se, a Polícia de Trânsito registou mais de 80 acidentes em todo o país.

Tempo

Multimédia