Províncias

Óptima colheita prevista na vila de Calussinga

José Chaves | Calussinga

As autoridades comunais de Calussinga,75 quilómetros a oeste do Andulo, perspectivam uma boa colheita para a presente campanha agrícola, disse ontem ao Jornal de Angola a sua administradora.

Faustina Mbundo disse que os agricultores cultivaram diversos produtos, com destaque para milho, feijão, batata-doce, ginguba, soja e abóbora, uma acção que dá esperança de uma boa colheita, apesar da estiagem que tinha assolado aquela região do centro do país.
A administradora comunal de Calussinga disse que, nesta altura, o quadro se alterou um pouco, uma vez que está a chover com regularidade e os agricultores estão satisfeitos. “Eles esperam por uma boa safra”, disse.
Faustina Mbundo avançou que um grande esforço está a ser feito pelos agricultores, para aumentar a  produção agrícola na comuna de modo a combater a fome e a pobreza e diminuir as importações de bens alimentares.
O camponês António Vitangui, 54 anos, está convicto de que o empenho dos agricultores da região vai ser compensado, principalmente pelo aumento da produção de milho, feijão manteiga e macunde e de abóbora.
António Vitangui afirmou que, apesar de a chuva ter começado a cair tardiamente, os agricultores arregaçaram as mangas para desbravar a terra. Em relação à pecuária, garantiu haver capim e água suficiente para o gado.

Tempo

Multimédia