Províncias

Plano curricular retira disciplinas

Alfredo Ferreira | Bengo

Disciplinas como as de Empreendedorismo, Educação Manual e Plástica e Estudo do Meio devem ser eliminadas do plano curricular educacional, segundo o Inquérito Nacional sobre Adequação Curricular em Angola (INACUA), apresentado hoje em Caxito, província do Bengo.

Objectivo das autoridades é melhorar o processo de ensino
Fotografia: Edições Novembro

A chefe do Departamento da Educação Pré-Escolar e Ensino Primário, Milagres de Freitas, fez saber, aquando da apresentação do INACUA, que os inquiridos preferem que deixe de pertencer ao currículo do pré-escolar as disciplinas de Música e de Educação Manual e Plástica.
A responsável afirmou, por outro lado, que para o primeiro e segundo ciclos, os inquiridos preferem que sejam eliminadas do currículo as disciplinas de Empreendedorismos e Teoria Prática de Desenho. 
Segundo a chefe do Departamento da Educação Pré-Escolar e Ensino Primário, o inquérito não sugere que as disciplinas deixem de existir no currículo, mas que constituam uma única disciplina.
Milagres de Freitas exemplificou que no ensino primário foram fundidas várias disciplinas numa única que agora se chama Ciências Integradas, permitindo que o aluno aprenda muitos temas numa única disciplina.
"O plano curricular que está a ser discutido, depois de aprovado pelo Ministério da Educação, vai ser implementado em 2025 e algumas medidas já começaram a ser aplicadas", sublinhou Milagres de Freitas.

Tempo

Multimédia