Províncias

Plano de gestão sustentável para as reservas ambientais

Carlos Paulino | Menongue

O Ministério do Ambiente promoveu na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, uma recolha de contribuições para a elaboração de um plano de gestão sustentável dos parques nacionais do Luengue e Luiana, nos municípios de Mavinga e Rivungo, respectivamente.

O director-geral do Instituto da Biodiversidade e Áreas de Conservação, Abias Huongo, disse que o Ministério do Ambiente está a elaborar um plano de combate à caça furtiva, abate indiscriminado de árvores e queimadas. A iniciativa prevê também a integração das comunidades locais na gestão dos parques.
Abias Huongo explicou que o plano abrange o levantamento dos recursos florestais e animais, educação ambiental junto da população local, para evitar danos à fauna e à flora.  “Temos procurado fazer um levantamento que está de acordo com determinados desafios nacionais, com realce para o combate à fome, redução da pobreza, desemprego, desenvolvimento sustentável e diversificação da economia”, referiu Abias Huongo.
Os parques nacionais do Luiana e do Luengue possuem vastos recursos naturais atractivos para o turismo, com destaque para a fauna e flora, no quadro do projecto ambiental transfronteiriço Okavango/Zambeze.

Tempo

Multimédia