Províncias

Plano para asfaltar ruas

José Chaves | Nharêa

A sede da Nharêa vai dispor de uma nova imagem, nos próximos dias, com os trabalhos de asfaltagem das ruas, no quadro do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e Pobreza, financiado pelo Governo Provincial do Bié.

Panorâmica da sede do município da Nharêa onde decorrem diversos projectos de impacto social
Fotografia: José Chaves | Edições Novembro

A administradora municipal da Nharêa  disse ontem que obstáculos decorrentes da crise financeira  causaram a paralisação de muitos projectos, mas garante que as autoridades locais estão empenhadas em mudar o actual quadro.
Maria Lúcia Chicapa referiu que a circunscrição regista avanços significativos, sobretudo nos domínios da saúde, educação, agricultura e energia e águas. “Várias infra-estruturas sociais estão a ser construídas e outras em fase de reabilitação, no âmbito do Programa de Investimentos Púbicos e de Combate à Pobreza, dando uma nova imagem ao município. A administradora municipal explicou que estas acções estão asseguradas para que os cerca 150 mil habitantes da região  vivam em melhores condições. “O município da Nharêa é  rico em recursos naturais, mas a sua população ainda não usufrui das  riquezas, devido à inexistência de meios técnicos e financeiros”.
A administradora municipal recordou que a localização geográfica e estratégica do município fez de Nharêa uma zona de disputa durante a guerra. Por isso, muitas acções que visavam o seu crescimento e desenvolvimento foram obstruídas.
Com a paz alcançada em 2002, concluiu a administradora Maria Chicapa, a Administração Municipal da Nharêa e o Governo Provincial do Bié desenvolveram programas para a recuperação de infra-estruturas, sobretudo das vias de acesso, com vista a atrair investidores e permitir a circulação de pessoas e bens.

Tempo

Multimédia