Províncias

População local recebe consulta e fármacos grátis

João Constantino | Cuito

Mais de 600 pessoas foram assistidas gratuitamente e beneficiaram de medicamentos básicos, durante a primeira feira da saúde realizada no Bié, na semana finda, pelo Conselho Provincial da Ordem dos Médicos.

Fotografia: DR

Na feira participaram 20 médicos de diversas especialidades, tendo o presidente provincial da Ordem dos Médicos, Simão Suluvika, dito que a iniciativa visou saudar o Dia Nacional do Médico Angolano, assinalado no passado dia 26.
Simão Suluvika reprovou o facto de os pacientes desistirem da medicação, logo que sentem alguma melhoria no seu quadro clínico.
A Ordem dos Médicos no Bié controla 70 médicos nacionais e 25 estrangeiros."É um número ínfimo para as necessidades da população, porque a Organização Mundial da Saúde recomenda um médico para cada mil habitante e a província tem cerca de dois milhões de habitantes”.
Josefa Antunes, de 21 anos, que levou a filha à consulta de pediatria, disse ter ficado satisfeita com o atendimento. “Meu filho estava a queixar-se com muita febre. Cheguei há pouco tempo e já me atenderam e deram-me medicamentos de graça”
Sob o lema “Juntos por uma comunidade saudável”, a feira da saúde teve como objectivo prestar assistência médica e medicamentosa gratuitas à população do município do Cuito, assim como consultas médicas e cirurgias no Hospital Geral.

Tempo

Multimédia