Províncias

População do Kambongo ganha um novo posto de saúde

Um posto de saúde com capacidade de internamento de seis pacientes entrou em funcionamento no bairro Kambongo, município de Muconda, na Lunda-Sul, Inaugurado pela governadora da província, Cândida Narciso.

Melhorada assistência médica e medicamentosa
Fotografia: Ndombele Bernardo

A unidade sanitária, inaugurada na sexta-feira,  presta  a assistência a mais de 800 pessoas residentes na localidade. A infra-estrutura foi construída no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.
O posto de saúde possui um banco de urgência, uma sala de partos, um consultório, entre outras áreas de serviços. A população local enalteceu os esforços do governo na implementação de projectos sociais no município de Muconda, em particular no bairro Kambongo.
Justino Manuel, residente na localidade, destacou a implementação do posto médico que, segundo ele, trará grandes benefícios para a população da região.
“Penso que já não há necessidade de percorrer longas distância em busca da assistência médico e mecamentosa, porque foram craiadas condições internamente. Para nós, esta data fica registado e esperamos que surjam  
mais estruturas similares, com vista a melhorar o nível de vida das populações”, sustentou. A governadora provincial, Cândida Narciso, pediu aos utentes para preservarem o equipamento, uma vez que representa um bem indispensável e que vai melhorar a prestação dos serviços de saúde à população. O município conta  com 22 unidades sanitárias, sendo 14 postos e três centros de saúde,  um centro materno-infantil e um hospital municipal, nos quais trabalham 102 enfermeiros.
 Muconda dista 191 quilómetro da cidade de Saurimo, tem 36.585 habitantes, distribuídos por 11 regedorias, 18 bairros,  12 povoações e 28 aldeias. O município é constituído por quatro comunas,  Muconda, Cassai Sul, Muriege e Chiluange.

Tempo

Multimédia