Províncias

População do Luxi já tem posto médico

Daniel Benjamim | Luena

A população do Luxi, na  comuna do Luvuei, no município dos Bundas, província do Moxico, vai deixar de percorrer longas distâncias em busca de assistência médica e medicamentosa, com a inauguração ontem de um posto médico.

Acesso aos serviços de saúde mais encurtado
Fotografia: Edições Novembro

Com capacidade para quatro camas, o posto médico vai beneficiar 470 habitantes e foi construído no âmbito da parceria entre o Fundo de Apoio Social (FAS) e a União Europeia.
A vice-governadora para o sector Político e Social, Adriana Cacuassa Bento, sublinhou que a infra-estrutura vai contribuir para a eficiência sanitária da população, daí encorajar os parceiros sociais a continuarem engajados nos esforços do Executivo, para minimizar as grandes dificuldades que afligem as comunidades.
Adriana Cacuassa Bento pediu maior empenho das autoridades tradicionais, no sentido de sensibilizar a população para cuidar do equipamento.
A representante da União Europeia em Angola, Susana Martins, sublinhou a importância do posto médico para o combate das grandes endemias na região.
“Pensamos que esta infra-estrutura vai proporcionar o bem-estar da comunidade e alcançar o grande objectivo da União Europeia, que tem a ver com a redução da pobreza, melhoria da segurança alimentar e nutricional das populações.”
Susana Martins disse que a parceria entre a União Europeia e o FAS tem como objectivo melhorar a qualidade de vida das comunidades, com a construção de serviços de educação, bem como apoiar os agentes de desenvolvimento comunitários e sanitários (ADECOS).
O soba da região, Ernesto Fulai Cassubi, agradeceu pela implantação do posto médico e acredita que os problemas de saúde vão ser ultrapassados de forma paulatina.
Pediu que se executem outras outros programas, para aumentar a qualidade de vida da população local.

Tempo

Multimédia