Províncias

População conta com novo centro médico

Víctor Mayala | Mbanza-Congo

Os moradores do bairro Martins Kidito, periferia da cidade de Mbanza Congo, capital da província do Zaire, ganharam um novo posto de saúde, inaugurado ontem, pelo administrador municipal, Ângelo dos Passos.

Os moradores do bairro Martins Kidito, periferia da cidade de Mbanza Congo, capital da província do Zaire, ganharam um novo posto de saúde, inaugurado ontem, pelo administrador municipal, Ângelo dos Passos, à margem do acto político comemorativo do 4 de Janeiro, Dia dos Mártires da Repressão Colonial.
Concebida no âmbito do Plano de Intervenção Municipal, a infra-estrutura sanitária possui compartimentos que incluem uma sala de espera, sala de observação, sala de tratamento, consultório médico e farmácia.
Três milhões de kwanzas foram investidos no empreendimento, cujas obras duraram mais de seis meses e estiveram a cargo da empreiteira Nkenge Muabi. 
A assistência médica vai ser garantida por dois enfermeiros, que vão atender 30 a 40 doentes por dia.  
O administrador municipal de Mbanza Congo, Ângelo dos Passos, referiu que o surgimento de mais um posto de saúde na periferia da cidade Mbanza-Congo visa aproximar os serviços de saúde à população e acabar com o congestionamento do hospital municipal. Apelou ainda aos moradores do bairro Martins Kidito no sentido de velarem pela conservação da infra-estrutura colocada à sua disposição.
Para o soba do bairro Martins Kidito, Álvaro George, a inauguração do posto de saúde constitui valia para a zona, uma vez que vai contribuir para melhorar a prestação dos primeiros socorros. Os moradores da zona 4 do bairro Martins Kidito vivem sérios problemas de acesso à energia eléctrica e água potável, o que cria um ambiente desolador, segundo o soba do bairro.

Tempo

Multimédia