Províncias

População da zona rural tem acesso à água potável

Um sistema de produção água subterrânea para alimentar um tanque elevado de cinco mil litros cúbicos de água potável foi inaugurado segunda-feira, na zona rural de Mbove, 14 quilómetros a norte da sede comunal do Biópio, município da Catumbela.

Sistema de produção da zona rural de Mbove é alimentado por placas solares que permitem o bombeamento da água
Fotografia: Nicolau Vasco

O sistema alimentado a partir de um furo de 80 metros de profundidade é assistido através de uma sala de desinfecção com hipoclorito, antes da elevação da água ao tanque de cinco mil litros cúbicos que, por sua vez, abastece por gravidade seis chafarizes, quatro dos quais acoplados a tanques de lavandaria pública.
A administradora municipal da Catumbela, Alice Filomena Pascoal, ressaltou a importância social do projecto, valorizando aquilo que considera de “espírito de colaboração e patriotismo” da empresa AmbiÁfrica, por se ter disponibilizado a executar a empreitada, mesmo sem disponibilidade financeira aprazada.  
Insatisfeita com algumas situações de anomalias que vem se registando,  Alice Filomena Pascoal criticou alguns chefes de família que mesmo vendo práticas incorrectas, como vandalizações, por parte de alguns menores se abstêm de tomar posição preventiva, o que em muitos casos coloca em causa a durabilidade dos projectos.
Gabriel Silva, responsável pelas águas da AmbiÁfrica disse à Angop, que o sistema do Mbove está equipado com um tanque de aço inoxidado, capaz de protege-lo dos raios ultravioletas.
Acrescentou que, em parte a água subterrânea já vem consumível, mas a sua empresa decidiu instalar uma sala complementar de desinfecção com hipoclorito, a fim de aumentar a fiabilidade. 
Segundo Gabriel Silva, a construção do sistema de Mbove, alimentado por placas solares, cuja corrente permite o bombeamento da água, teve duração de um mês. Ao nível da província, mais de 100 estações semelhantes foram já montados.
Mbove conta com mais de mil habitantes que passam a beneficiar da estacão de água.

Tempo

Multimédia