Províncias

População de Caita tem consultas grátis

A população de Caita, no município do Chitato, beneficiou de uma campanha de vacinação contra o tétano e de consultas médicas gratuitas, promovida pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher e inserida na abertura do programa de actividades alusivas à Jornada Março Mulher.

Fotografia: JAIMAGEM

Durante a campanha também foram efectuados testes médicos de malária, diabetes, Sida, pressão arterial e distribuídos mosquiteiros impregnados com insecticida.
A directora local da Família e Promoção da Mulher, Elisa Solange de Almeida, disse que a referida campanha ilustra a preocupação do Executivo para com a mulher rural e suas famílias, para que tenham uma vida salutar.

Serviços de pediatria

Ainda no município do Chitato, na Lunda Norte, os serviços de pediatria do centro médico de Caxinde prestaram assistência, no ano passado, a 31.450 crianças.
 Inês Pequenino, directora da unidade de saúde, disse que foram igualmente atendidas 5.045 mulheres grávidas, nas consultas de obstetrícia, 63.099 crianças imunizadas contra a poliomielite, sarampo e febre-amarela e outras doenças.
Na unidade de saúde de Caxinde, o número de pacientes tem estado a aumentar diariamente, uma realidade que dificulta o atendimento, visto que o centro tem uma capacidade reduzida para responder a procura, segundo Inês Pequenino.
A directora referiu, por outro lado, que a unidade sanitária está sem médicos, estando a funcionar com sete enfermeiros, número insuficiente para as mais de 100 consultas diárias, só em pediatria.
Inês Pequenino informou que, por falta de espaço no centro de saúde, os casos de internamento são encaminhados para o Hospital Municipal do Chitato.

Tempo

Multimédia