Províncias

Produção de arroz retomada na região

Venâncio Victor | Malanje

O fomento da cultura do arroz ganha consistência no município de Cambundi Catembo, 185 quilómetros a sul da cidade de Malanje, disse ontem o administrador da referida circunscrição.

Francisco Luís Mutacambo falava durante a visita que o vice-governador de Malanjepara o Sector Técnico e Infra-estruturas, Gabriel Pontes, efectuou ao município de Cambundi Catembo, e referiu que na fase experimental se prevê  uma colheita de oito toneladas de arroz. "No ano passado entregámos aos camponeses 25 toneladas de sementes de arroz, para o relançamento da cultura do arroz, que completa a dieta alimentar da população da região."
As sementes foram distribuídas a seis associações de camponeses de um total de 32 aldeias das regedorias de Quipembe, Malengue e Nguji, a 22 quilómetros da sede  municipal, e cada associação  cultivou seis hectares de terra.
O administrador de Cambundo Catembo disse que a Estação de Desenvolvimento Agrário local e a Direcção Provincial da Agricultura fazem esforços conjuntos para o escoar e comercializar o arroz. "Solicitámos o apoio do governo para o escoamento e a comercialização do cereal”.
O município é um celeiro na produção do arroz na província de Malanje e, por isso, houve  necessidade de  reactivar a sua produção,  a partir da campanha agrícola 2014-2015", informou para acrescentar que o sector necessita de condições para escoar o produto do campo.

Tempo

Multimédia