Províncias

Produção de arroz no Canzar é relançada ainda este ano

Armando Sapalo | Dundo

O relançamento da produção de arroz na comuna de Canzar, província da Lunda Norte, está previsto para este ano, depois da preparação dos solos e ensaio de variedades do cereal.

Fábrica preparada para o início da produção
Fotografia: Armando Sapalo | Dundo

O anúncio foi feito pelo director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, José Mendes, adiantando que foram feitos contactos com diferentes empresários para que o projecto possa atrair potenciais investidores.
A Embaixada do Vietname em Angola manifestou-se interessada em trazer para a província empresários ligados ao sector, estando neste momento a aguardar pelos resultados dos ensaios.
O relançamento da cultura do arroz na província da Lunda Norte, segundo o responsável, vai estimular a economia local e contribuir para a redução da pobreza, integrando um elevado número de camponeses na actividade produtiva.

Criação de postos

José Mendes considerou o sector agro-pecuário um dos mais benéficos em termos de criação de postos de trabalho e integração social. Em 1972, mais de 250 mil habitantes do Nordeste do país, entre funcionários, técnicos agrícolas, tractoristas, operadores de máquinas de descasque, fiéis de armazém e outros trabalhavam no sector da produção de arroz.  O actual projecto de produção de arroz compreende uma área de 2.500 hectares na fazenda da antiga Diamang e prevê uma produção anual de cerca de 25 mil toneladas de cereais por ano.

Tempo

Multimédia