Províncias

Professores da região em acção formativa

Kamuanga Jília | Saurimo

O Projecto de Aprendizagem para Todos (PAT) a nível das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico e Malanje vai conhecer uma nova dinâmica brevemente, depois da implementação das estratégias que estão a ser traçadas num ciclo formativo, em Saurimo, em que participam 148 professores do ensino primário.

Alunos são os mais beneficiados com o ciclo de formação a que os docentes estão a ser submetidos
Fotografia: Joaquim Manuel Aguiar | Saurimbo

A formação, em que frequentam professores seleccionados das Zonas de Influências Pedagógicas (ZIP), arrancou na segunda-feira, numa iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Banco Mundial (BM). Durante 11 dias, os participantes vão abordar temas ligados às “Primeiras aprendizagens sobre os números”, “Sentido do número”, “Adição e subtracção”, “Diversidade linguística”, “Oralidade”, “Escrita”, “Leitura”, “Gramática” e “Histórias”, orientados por 14 formadores das ZIP, em colaboração com a Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal.
O representante do Ministério da Educação, Fortuna de Matos, avançou que a formação tem como objectivo melhorar os conhecimentos e as competências técnicas dos professores, a gestão das escolas e o sistema de avaliação dos alunos a nível do ensino primário. Fortuna de Matos salientou que as pesquisas feitas em todos os municípios do país permitiram a identificação de 167 ZIP, onde a província da Lunda Sul faz parte. Avançou que o programa abrange 15 mil professores de escolas que compõem as referidas ZIP, que beneficiou, até Novembro do ano passado, em termos de formação, mais de 90 formadores, no quadro da cooperação com a Escola Superior de Educação de Setúbal.Fortuna Matos sublinhou que estão em curso uma série de acções complementares, que vão permitir a aquisição de equipamentos e de material para o apetrechamento dos centros de recursos dos magistérios primários e das ZIP, com vista a apoiar as formações.
O representante do Ministério da Educação disse ainda que se perspectiva no PAT estabelecer um sistema de avaliação dos alunos da quarta e sextas classes, através de exercícios nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Desenvolvimento sustentável

Na sessão de abertura, a governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, considerou que o projecto surge numa altura em que o país vê o sector da Educação como alicerce e mola impulsionadora para o desenvolvimento sustentável.
A governadora provincial,Cândida Celeste, pediu aos participantes maior responsabilidade, empenho e atenção ao longo da formação, por forma a facilitar e permitir o aprendizado, que deve ser posteriormente transmitido aos outros professores.

Tempo

Multimédia