Províncias

Programa de bolsas apresentado em Ondjiva

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Um programa de bolsas de estudo para o grau de mestrado, que prevê enviar para o Reino Unido, todos os anos, estudantes angolanos com  domínio da língua inglesa, foi apresentado na cidade de Ondjiva à comunidade académica da província do Cunene, por representantes da Embaixada Britânica em Angola e do Instituto Superior Politécnico de Ondjiva.

Panorâmica de Ondjiva onde a comunidade académica falou sobre bolsas de estudo
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

Designado “Cheving Schoolareship”, o  programa é financiado pelo Governo britânico e vai dar prioridade às áreas ligadas ao Direito, Direitos Humanos, Democracia e Boa Governação, Economia e Gestão Financeira, Recursos Humanos, Saúde, Ambiente e Energia, Administração Pública e Desenvolvimento Social.
Ao falar durante a apresentação do programa aos estudantes do Instituto Superior Politécnico de Ondjiva, a representante da Embaixada britânica em Angola, Amy Mitchell, disse que as bolsas incluem mensalidades, ajuda de custo para subsistência, passagem de ida e volta e subsídios extras durante a formação.
Amy Mitchell acrescentou que as bolsas proporcionam uma oportunidade única para os futuros quadros  construírem uma rede global de relevância profissional contínua, para firmarem parcerias sociais, culturais, académicas e comerciais com o Reino Unido.
Amy Mitchell informou que 80 antigos bolseiros angolanos desempenham funções de destaque no sector público e privado, com realce para ministros e governadores provinciais. O período de inscrições para o ano académico 2017-2018  decorre de Agosto a Novembro e os interessados devem fazer a inscrição via on-line ou contactar a Embaixada britânica em Angola.
O programa prevê financiar   este ano 13 bolsas.  Amy Mitchell, disse que as bolsas “Chevening são programas mundiais de bolsas de estudo do Governo britânico, financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores e organizações parceiras, concedidas a estudantes de destaque para o grau de mestrado, para um período de dois anos, em várias Universidades do Reino Unido.
A vice-governadora para o Sector Político e Social do Cunene, Albertina Teresa José, disse que a iniciativa   deve ser aproveitada para se elevar o nível académico da população estudantil.
O programa Chevening começou em 1983 e tornou-se um programa de prestígio internacional. Opera em 160 países e oferece oportunidades para futuros quadros desenvolverem as suas
habilidades, criarem novas redes de fortalecimento e ampliarem seus horizontes.

Obras científicas

O governador Kundi Paihama apelou, em Ondjiva, aos jovens para lerem e investigarem mais as diferentes obras científicas, com vista a elevarem os seus conhecimentos.
O governador provincial fez este apelo durante uma visita aos escritórios do advogado Ovídio Paula, na cidade de Ondjiva, e disse que os jovens devem ler mais para adquirirem conhecimentos técnicos e práticos.
“O livro é um meio importante na transmissão de valores morais, cívicos e culturais, assim como ajuda na educação dos jovens, daí que, para se obter esses valores, é necessário a sabedoria e formação, elementos que as pessoas podem encontrar ao ler um livro”, disse Kundi Paihama, que explicou que os livros servem  de instrumentos promotores da inclusão social, principalmente as obras de auto-ajuda, que podem tornar uma pessoa tímida num elemento activo e proactivo na sociedade.
Kundi Paihama destacou o empenho do escritor Ovídio Paula, que se tem destacado no mundo da literatura.

Acções governativas


O governador Kundi Paihama pediu na segunda-feira, em Mukulongodjo, município do Cuvelai, maior dinamismo aos quadros da administração local, com vista ao desenvolvimento socioeconómico da região.
O governador fez o apelo na cerimónia de apresentação do novo administrador de Cuvelai, Bernardo Ndemunguela, aos membros do conselho de auscultação e concertação social e quadros de diferentes sectores.
 Kundi Paihama disse que a nomeação do administrador visa conferir maior dinamismo no funcionamento dos órgãos da Administração Geral do Estado.

Tempo

Multimédia