Províncias

Programa lançado na província de Benguela

O projecto “Aprendizagem para todos” foi lançado ontem, em Benguela, por quadros seniores do Ministério da Educação, para consolidar o apoio das autoridades locais à execução do modelo das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP).

Programa é executado em várias fases
Fotografia: José Soares

O chefe de departamento de Educação, Joaquim Domingos Pinheiro, disse, na sessão de lançamento, que o projecto resulta da necessidade da melhoria dos conhecimentos e competências dos professores, da gestão escolar e desenvolvimento de um sistema de avaliação sistemática dos alunos.
O projecto é executado em várias fases a nível do país, até 2018,  beneficia 500 mil alunos e  envolve 980 escolas primárias, 24.300 professores primários, 90 formadores das escolas de formação de professores e 250 quadros das direcções provinciais e municipais da Educação.
O técnico do Gabinete Nacional de Inspecção e membro do grupo técnico do Projecto Aprendizagem para Todos, Andrade Sebastião, disse que vai ser feito um recadastramento do número de professores e alunos em cada uma das Zonas de Influência Pedagógica e de escolas primárias e saber, por outro lado, quantos professores possuem agregação pedagógica. Andrade Sebastião acrescentou que o projecto visa desenvolver um sistema nacional de avaliações, testes académicos, a distribuição de material didáctico, entre outros. A técnica do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), e membro do grupo técnico do Ministério da Educação, Liliana Quizela, frisou que, além de beneficiar a melhoria das aprendizagens dos alunos, o projecto cria espaços de formação contínua dos professores para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O projecto visa consolidar e expandir o modelo das Zonas de Influência Pedagógica em todas as províncias, preparar e testar um programa de formação contínua de professores, a fim de melhorar os conhecimentos académicos e competências dos docentes e contribuir na gestão das escolas. A Direcção Provincial de Educação possui 240 Zonas de Influência Pedagógica nos dez municípios da província de Benguela.
Em Benguela são abrangidos cinco dos dez municípios da província, Benguela, Lobito, Ganda, Chongorói e Bocoio.

Tempo

Multimédia