Províncias

Projecto agropecuário implementado em breve

Mário Clemente

O pólo agrícola da Quiminha vai ser implantado nos próximos tempos no município de Chicala Cholohanga, no Huambo, com propósito de melhorar as condições de vida da população, mediante a sua integração na esfera produtiva.

Fotografia: Jaimagens | Edições Novembro

O empreendimento é uma iniciativa do Governo, que visa a melhoria das condições de vida da população que se dedica à agricultura de subsistência, bem como apoiar tecnicamente os agricultores. Esta iniciativa em-presarial surgiu no quadro do programa de aumento da produção interna, para a re-dução das importações, e começou em 2008, com a elaboração de estudos preliminares em Catete, na província de Luanda.
O administrador municipal de Chicala Cholohanga, Luís Sampaio, confirmou a implementação do programa.
O empreendimento será dotado de infra-estruturas de produção, parque de equipamento, residências, armazéns e unidades de transformação de produtos agrícolas. O programa de âmbito central é um dos maiores de culturas intensivas locais e de criação de animais na região, contemplando a montagem de estufas, construção de pocilgas e aviários.
“Estamos em crer que teremos aqui um dos maiores projectos agro-pecuários na província”, disse o administrador, acrescentando que já foi identificada uma área para o empreendimento.
Chicala Cholohanga possui os recursos naturais necessários, como água e terras aráveis, que podem vir a potenciar o município na produção agro-pecuária.
“O projecto Quiminha, geralmente, tem a vertente de apoio às famílias. As pessoas que estiverem naquela circunscrição são os principais beneficiários. Temos a consciência de que uma produção intensiva e assistida tecnicamente tem mais rendimentos do que uma produção sem orientação”, assinalou Luís Sampaio.           

 

Tempo

Multimédia