Províncias

Projectos dão formação à juventude da província

Samuel António | Luena

A província do Moxico registou avanços significativos no processo de formação profissional nos últimos 13 anos, em função dos investimentos feitos pelo Executivo, revelou ontem, na cidade do Luena, o director da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

Felino Job disse que a região conheceu um progresso notável, o que tem facilitado o acesso de muitos jovens ao mercado de trabalho. “Para tornar praticável o programa de formação em curso foram erguidos centros de formação profissional e de artes e ofícios a nível de todos os municípios pelos quais já passaram, até agora, cerca de 16 mil jovens, de ambos os sexos”.
Em Setembro do ano passado, acrescentou, a província ganhou uma escola rural de capacitação e ofícios, denominada “Cidadela Jovens de Sucesso”, localizada em Sacassanje, município do Moxico, e que ministra os cursos técnicos dos níveis I e II, com duração de três anos, e tem capacidade para 140 alunos, privilegiando jovens à procura do primeiro emprego e pessoas que queiram elevar as suas qualificações. A “Cidadela Jovens de Sucessos” de Sacassanje oferece cursos nas áreas de agricultura e pecuária, agro-indústria, operação e manutenção de máquinas pesadas, construções rurais, canalização, carpintaria e mercenária, electricidade e serralharia.
Felino Job explicou que o Governo da província, preocupado com as necessidades da juventude, construiu um pavilhão que abre brevemente, para a ministrar curso de mecânica auto.
Felino Job sublinhou que,  apesar de existirem algumas dificuldades por superar, a província do Moxico tem hoje uma Administração Pública mais actuante, modernizada, com infra-estruturas que correspondem com o plano nacional de formação técnico-profissional,  onde os jovens desempregados e os ex-militares das extintas FAPLA e FALA são os  principais beneficiários.
 A província conta com mais de 12 mil funcionários, todos inscritos na Segurança Social, concluiu o director provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança  Social do Moxico.

Tempo

Multimédia