Províncias

Recuperadas na província dezenas de pontos de água

Matias da Costa | Cuito

O Governo Provincial do Bié recuperou mais de 60 pontos de água, que se encontravam paralisados, nos últimos tempos, nas zonas rurais, revelou ontem, no Cuito, o director da Energia e Águas.

Um dos objectivos é combater as doenças causadas pelo consumo de água imprópria
Fotografia: Edson Fabrício

Abel Guerra Paulo disse que a recuperação dos equipamentos foi possível graças à execução do programa “Água para Todos”, que beneficiou, este ano, de 44.785.509 kwanzas, montante também aplicado na manutenção e operação dos pontos e pequenos sistemas de água naquelas zonas.
O director disse que, no cumprimento dos valores disponibilizados pelo Executivo, foi possível pôr em funcionamento 63 pontos de água, o que permitiu levar água potável a milhares de habitantes.
O responsável considerou que as execuções físicas dos projectos tiveram um impacto encorajador, uma vez que estiveram acima de 60 por cento de realizações em toda a província. Quanto às zonas de estrangulamento, o director da Energia e Águas deplorou a resistência de alguns beneficiários na comparticipação dos custos operacionais para manter a sustentabilidade, lamentando o facto de que “muitos utentes continuam a vandalizar os pontos de abastecimento.”
Abel Guera Paulo referiu que o Executivo, no âmbito das suas competências, tem realizado vários programas, daí apelar à população para cuidar do património, por serem um bem comum.
Nesse momento, acrescentou o responsável, a província do Bié tem construídos 614 pontos de água.

Tempo

Multimédia