Províncias

Recuperadas viaturas do Estado desviadas por ex-responsáveis

Carlos Paulino | Menongue

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Cuando Cubango recuperou 26, das 116 viaturas de marcas diversas desviadas por antigos responsáveis locais de 2013 a 2016. A informação foi prestada, hoje, na cidade de Menongue, pelo chefe do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa desta instituição policial, Paulo de Novais.

 

Já foram recuperadas 26 viaturas no Cuando Cubango
Fotografia: DR

Segundo o responsável, a operação de resgate das viaturas começou no passado mês de  Agosto, registando-se desde então a entrega voluntária de um veículo, feita por uma ex-responsável do governo.
 Paulo de Novais  adiantou que a instituição que dirige está a receber muitas denúncias de desvios de carros, sendo os sectores da Educação e da Agricultura os  mais visados em termos de desfalque. “O trabalho está a ser desenvolvido conjuntamente com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e já foram identificadas todas as pessoas que desviaram  viaturas do gover-no, que lhes haviam sido atribuídas quando exerciam funções de chefia. Portanto, estes veículos estão localizados nas províncias de Luanda, Cuanza-sul, Namibe e Lunda-sul”, informou.  O chefe do Serviço de Investigação Criminal no Cuando Cubango disse que todos que se apoderaram das viaturas do Estado estão a ser notificados para as devolverem.
 “Temos aconselhado os ex-responsáveis do Governo Provincial do Cuando Cubango  que se apossaram das viaturas do Estado a devolverem voluntariamente, para não serem alvo da mão pesada da Justiça, correndo até mesmo o risco de serem detidos por crime de furto ou desvio de bens públicos”, disse, acrescentando que “haverá atenuantes para todas as pessoas que entregarem os automóveis voluntariamente”.

 

Tempo

Multimédia