Províncias

Rede eléctrica conta com nova potência

Adriano Sapalo | Malanje

Uma rede de distribuição de energia, com uma potência de 630 quilowatts e uma capacidade para abastecer 475 casas entrou em funcionamento na sexta-feira, na comuna de Quizenda, município de Cacuso, província de Malanje.

Rede de distribuição de energia eléctrica em Quizenda e Capopa aumenta capacidade
Fotografia: José Soares

O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, que inaugurou o empreendimento,  exortou os beneficiários a preservarem a rede de energia, erguida no seguimento do programa do Executivo, com vista a melhoria das condições sociais básicas da população.
O regedor de Quizenga,  Augusto Zacarias,  destacou os esforços do Governo Provincial na implementação de programas de desenvovimento junto das  comunidades, que ressente da falta de energia e da água potável.
“Agora não há mais motivos para ficar triste, pois estão criadas as condições. Já podemos acompanhar, através da rádio, o que se passa no país.”
No bairro da Capopa, arredores da cidade da Malanje, o secretário de Estado da Energia, Joaquim Ventura, inaugurou uma central térmica com capacidade para produzir 19,6 megawatts.
Joaquim Ventura indicou ainda que, além da central térmica de Malanje, existem outros projctos para a construção de centrais hidroeléctricas, destacando-se a de Laúca, na província do Cuanza Norte que, apartir de 2017, vai produzir 2.004 megawatts.
 No município do Quela, cerca de 115 quilómetros da cidade de Malanje, um pavilhão de artes e ofícios, que vai ministrar os cursos técnicos de construção civil, corte-e-costura e electricidade, com uma capacidade inicial para mais de 30 formandos, entrou igualmente em funcionamento sexta-feira.

Outros empreendimentos


A localidade conta também com uma casa de passagem com 19 quartos e  um empreendimento vocacionado para serviços hoteleiros. As duas infra-estruturas foram construídas no quadro do programa de combate à pobreza, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
O governador provincial inteirou-se ainda da situação socioeconómica do município e constatar o grau de execução das obras da administração comunal dos Bângalas, Comando da Polícia Nacional, da residência para técnicos e de um posto de saúde. A visita do governador provincial à comuna dos Bângalas culminou com a constatação dos escombros da Missão Católica local, à qual garantiu apoio para a sua recuperação em breve.

Tempo

Multimédia