Províncias

Reforçado o combate contra a enfermidade

A Direcção Provincial da Saúde de Malanje foi contemplada com uma viatura todo-o-terreno e 14 motorizadas para o reforço das acções de supervisão e capacidade de intervenção da instituição no controlo e combate da malária na província.

A directora provincial de Saúde, Lazina Vera Cruz Nfuti, disse que os meios foram adquiridos com o apoio do Fundo Global, em coordenação com o Ministério da Saúde (MINSA). As viaturas, segundo a responsável, vão reforçar a capacidade de intervenção e intensificar das acções de combate contra à malária que constitui uma das principais causas de mortalidade em Angola.  
“Os meios de transporte chegaram no momento oportuno e vão ajudar a melhorar os trabalhos prestados às comunidades. Todo o trabalho exige um acompanhamento que permite a obtenção de dados sobre o impacto da malária na região”, salientou.A responsável da saúde na província apelou aos funcionários para preservarem os meios colocados à disposição.
O responsável para a área dos recursos humanos da Direcção Nacional de Controlo da Malária, David Mendes, pediu maior empenho e dedicação aos técnicos do programa da malária colocados nos municípios.
“Os meios de transportes entregues facilitam o trabalho nas comunidades, apesar das dificuldades que ainda enfrentam no exercício da sua actividade”, disse. 
À semelhança da da província de  Malanje, o Programa Nacional de Controlo da Malária, através do Projecto Fundo Global, vai apoiar as restantes direcções  províncias de Saúde no combate à doença.
Até ao momento, o Programa Nacional de Controlo da Malária já contemplou  com meios de transporte as províncias do Bengo, Zaire e Uíge, de modo a combater a progagação da doenças.

Tempo

Multimédia